Canal do Varadouro

O canal do Varadouro é um canal que em parte foi construído artificialmente, e que liga Cananéia ao Porto de Paranaguá. Foi construído para levar as mercadorias do porto paranaense para São Paulo (Cananéia) por via fluvial. Isso pelos governos respectivos, nas décadas de 30 e 40. varad Com o incentivo às rodovias, o canal perdeu sua importância e foi abandonado. Fato que se repetiria por todo o litoral brasileiro, inclusive nas cidades de São Francisco do Sul…

Hoje, o calado no Varadouro é de pouco mais de 1,60 m em alguns trechos, o que impede de veleiros maiores passarem por ele. A região é linda, passa pela Ilha do Cardoso, pela reserva do Superagui com fauna e flora exuberantes e finalmente chega à Paranaguá.

No caminho, é possível (e alguns de nós o fizemos), comprar ostras enormes por um valor irrisório de R$ 3 reais a dúzia. Uma festa. Comemos ostras cruas e ao vinagrete, e ainda demos umas de presente…

Chegamos à subsede do Iate Clube de Paranaguá, que nos recebeu com um churrasco delicioso. Após o banho quente, um pernoite e seguimos para São Francisco do Sul as 6 da matina… helstras

Sobre Ricardo Amatucci

Trabalhar com amor, afinco e seriedade. Chegar lá será a consequência!
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Uma resposta a Canal do Varadouro

  1. Spencer Cezário de Oliveira Filho diz:

    Olá boa tarde
    É possivel atravessar o varadouro de Ariri até a ilha do mel sem um prático do local? grato

Os comentários estão fechados.