Melhores Momentos 3 – Canal do Varadouro

Varadouro3É um daqueles lugares que tínhamos que ficar uma semana, fuçando cada cantinho… Infelizmente só passamos pr ele e paramos no meio (Marujá), para dormir e continuar no dia seguinte.

Na verdade o canal é uma parte final do trajeto que foi aberta por mãos humanas (uai, de macaco ensinado não haveria de ser, redator ??!!!), na década de 40 e inaugurado por Getúlio Vargas em 52. Tinha 6 metros de profundidade, mas com o abandono acabou assoreando e hoje só passam veleiros de no máximo 1,7m de calado…

Varadouro6Por alí se passa em lugares onde a natureza ainda é intocada, além de algumas vilas. A desvantagem dessa tal natureza selvagem é que as mutucas que se multiplicam às centenas te atacam como se você estivesse em guerra com o planeta. Coisa nervosa mesmo… Nas vilas pode-se comprar ostras enormes e fresquézimas pela bagatela de 3 pilas a dúzia. Não se aguenta comer a dúzia de tão grandes…

Varadouro8 Em uma dessas vilas estava acontecendo uma procissão. As pessoas iam em fila e levavam o andor com a imagem da santa pelo terreiro enfeitado com fitas e bandeiras, e soltando rojões. Coisa de Brasil que raramente vemos, a não ser pelos “interiores” das cidades ou vilas menos populosas…

Varadouro7A região é repleta de canais que merecem ser explorados mesmo de bote, e a vila do Marujá é um encanto. De lá, uns 500 metros pode-se chegar até a praia do outro lado e o local tem umas pousadas e pequenos restaurantes. A ilha do Cardoso e a do Superagui são reservas que ficam por lá.

Com tudo isso fica fácil entender porque a viagem mereceria mais tempo lá, curtindo cada pedacinho… Quem sabe na próxima !

Sobre Ricardo Amatucci

Trabalhar com amor, afinco e seriedade. Chegar lá será a consequência!
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Uma resposta a Melhores Momentos 3 – Canal do Varadouro

  1. Amigo Ricardo

    Tudo bem com vcs? Por aqui trabalhando,ainda bem! Nosso veleiro Fernão aguardando carreta de encalhe para tirar da água ,na Cotinga,para fazer reparo no eixo/rabeta.
    Gostaria de saber como foi sua experiência com a CCDGold pelo Varadouro e região.
    Abraços a todos,Valéria Ormerod

Os comentários estão fechados.