Uma pausa para reflexão… 1

ABCD0003 Foi assim, meio de repente. Uma sujeirinha atrás da orelha que esfreguei no banho enquanto pensava: “nossa que vergonha, preciso lavar melhor a orelha…”. Mas a sujeirinha sangrou e cresceu depressa, ficando do tamanho de uma pequena ervilha. Lá fui eu pro meu chekup e entre os exames de sangue e o dedo grande do proctologista, a dermatologista decretou: vamos fazer uma biópsia. Fiz. Alguns dias depois, veio o resultado que foi inconclusivo, entre um “carcinoma espino celular” ou um “melanoma”, os piores tipos de câncer de pele. O resultado só poderia ser dado por um outro exame, uma análise histoquímica feita a partir do material da biópsia anterior. Mais duas semanas porque no meio houve o feriado de Corpus Christi.
Finalmente o diagnóstico: era um melanoma, o tipo de câncer mais agressivo. Da dermatologista para o oncologista. Ele foi preciso e rápido. Vamos operar em tres dias. Você faz os exames amanhã, interna-se depois de amanhã e no sábado cedo operamos. E lá fui eu para a via crucis de exames de laboratório, o último deles na chamada medicina nuclear. A técnica é localizar através da injeção de isótopos, os ganglios que estão ligados à lesão. Ou seja, o câncer que cresce “pra dentro” do corpo, segue as ligações dos gânglios e a medicina moderna não deixa por menos: tira a lesão e o possível caminho impedindo a progressão da doença. Assim, o que antigamente era uma simples cirurgia no consultório, passa a ser uma cirurgia relativamente complexa, envolvendo um médico especialista em câncer, outro em medicina nuclear, um plástico, um anestesista… e pelo menos dois dias chapado no hospital…

Sobre Ricardo Amatucci

Trabalhar com amor, afinco e seriedade. Chegar lá será a consequência!
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a Uma pausa para reflexão… 1

  1. guaraciaba de aguiar diz:

    Caro Ricardo, surpreso pelos fatos ao ler esse seu blog, deixo meus votos de pronto restabelecimento. Se for só por isso você ja deve estar levantando os ferros e partindo para outra navegada.
    Que os protetores do espaço possam estenter sobre vc e sua familia as bençãos de felicidade.
    Falamos pessoalmente poucas vezes,
    mas aqui esta uma pessoa que aprendeu a admirá-lo. Bola pra frente que atras vem gente!

    Bons ventos !

Os comentários estão fechados.