Ao lado do veleiro fantasma do velho Joe

Lugar pra tanto barco aqui é como achar ouro em garimpo: uns riem e outros choram. Às 2 da madrugada, jogamos ferro fora do clube e dormimos. No dia seguinte fomos procurar uma vaguinha pra amarrar o veleiro pelo menos mais perto do clube, que colocou 2 botes grandes à disposição fazendo o “leva e trás” 24h por dia. Basta chamar pelo rádio.
E cadê a tal vaga? No final da piscina (assim chamamos um local protegido por um grande pier construído para abrigar os barcos do mar mais agitado), vimos um grande veleiro de madeira, de 2 mastros, meio abandonado. Nos informaram que podíamos amarrar a contrabordo (lado a lado) pois ele está muito bem preso. Assim fizemos. No início nem reparamos muito no veleirão, mas com o passar do tempo ele foi nos chamando atenção pela beleza das linhas clássicas e detalhes de madeira.

Conversa daqui e conversa dali, fiquei sabendo da sua estória…

O veleiro chamado originalmente de Nantucket Ma, foi rebatizado por seu dono, Joe, de Iemanjá. Ele estava dando a volta ao mundo (ou perdido no mundo, não se sabe), mas há mais de uma ano aqui em Vitória. Numa noite, saiu ao encontro de algumas moçoilas de (nem tanto) fino trato e terminou a noite apanhando muito de sabe-se lá quem e por qual motivo (embora este último seja fácil de se imaginar). Voltou e foi pro barco, ao invés de procurar ajuda médica e acabou morrendo com hemorragia interna…

Hoje o veleiro está abandonado e o clube tenta na justiça, autorização para dar um fim a ele, doando a uma escola de vela daqui… Por enquanto ele fica boiando e nos lembrando da história de Joe…
Enquanto estivermos por aqui, o Tangata ficará lado a lado com o veleiro fantasma do velho Joe, com quem já conversei (depois de uns bons goles de 18 anos…) pedindo uma mãozinha pra segurar nosso veleiro caso entre um ventão nordeste de tirar o chapéu da cabeça, coisa normal aqui em “Ventória”…

Sobre Ricardo Amatucci

Trabalhar com amor, afinco e seriedade. Chegar lá será a consequência!
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

3 respostas a Ao lado do veleiro fantasma do velho Joe

  1. Lô Kunze diz:

    Parabéns pelo site: delicioso! Peço grande favor: o barco DELIRANTE deveria mandar notícias… estou muito preocupada com o silêncio deles. Pode ajudar-me?
    Fiquei de acompanhar e blogar a navegação, mas estão mudos… não sei a quem recorrer sem preocupar os de terra.
    Agradeço imensamente.
    Lô Kunze
    …sonhosaovento.com.br (mudo!)

  2. Pasquale diz:

    Parabens Amatucci,pelo site,acompanho com muito interesse a sua jornada
    bons ventos para você e familia
    Abraços
    Pasquale e Margareth

Os comentários estão fechados.