Manutenção do 3.3 de popa

Você tem um motor de popa Mercury 3.3 que dá trabalho pra pegar nas horas mais inconvenientes?
Toda hora você deixa seus preciosos reais na mão de um picaret… digo, mecânico de confiança mas nunca resolve?
Você está a ponto de jogar seu motor de popa na água de tanta raiva?
Seus pobrema se acabaram-se…. ou quase…

Em primeiro lugar acalme-se, você não é o único. Milhares de velejadores sofrem desse mal. Eu mesmo sofri durante anos, até que resolvi sair do buraco. E nem levei as 127 horas de Aron Ralston… Nem precisei amputar o braço (argh, que cena chocante!).
Conversando com meu sogro que foi mecânico profissional a vida toda (Mercedes e Volkswagen), entendi que o principal problema desses motores não é combustível, água na gasolina, gasolina vagabunda… A pior coisa que você pode fazer com ele é deixá-lo sem funcionar, coisa comum em velejadores. Daí em diante pedi ao marinheiro que o ligasse uma vez por semana por 10 minutos e nunca mais tive problemas, desde que fizesse uma manutenção preventiva no motor.
Mas e essa manutenção?
Após várias vezes pagando pra ouvir a mesma lenga-lenga de “agulha, carburador e sujeira”, e pagar alto por cada limpeza, resolvi levar o motor pra casa e desmontá-lo por conta própria. Peguei uma caixa de ferramentas – que nem é tão tão tão assim – uma mesa e uma cerveja e fui tirando tudo que é parafuso que aparecia na frente.
O resultado foi que aprendi a fazer isso – e é bem simples na verdade. Até fiz um manual ilustrado para incentivar os outros a fazerem o mesmo.
Você pode ver o manual clicando aqui

Fica a dica e a colaboração: faça você mesmo ou gaste para sempre…

Anúncios

Sobre Ricardo Amatucci

Trabalhar com amor, afinco e seriedade. Chegar lá será a consequência!
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Uma resposta a Manutenção do 3.3 de popa

  1. Carlos Cravo - Atitude diz:

    Ricardo, muito legal o manual que fez. Está bem claro como desmontar, independente de ser para fazer manutenção ou emergência.
    Abraço!

Os comentários estão fechados.