Bah, chê!

Tradução: Qualquer coisa…
Muito frio? Bah, tchê! Calor? Bah, tchê! O grêmio ganhou ou perdeu (tá o Inter também…)? Bah, chê… E se bobear vai um “tri!” no final (tri legal).
O certo é que não há uma explicação plausível para essa expressão idiomática regional gaúcha.


Estivemos lá no último fim de semana, para uma palestra no Veleiros do Sul, sobre cruzeirar pela primeira vez.
Fomos muito bem recebidos no clube e para minha surpresa, a platéia que contava com umas 50 pessoas não se levantou no final da palestra – mesmo já tendo sido servido um delicioso jantar ! – fazendo perguntas e se interessando em “assuntar” sobre o tal cruzeirismo. Bah, tchê. Tri !

No dia seguinte, a convite do meu amigo Chicão (quem leu “Uma família pela Costa Sul” vai se lembrar da história da defensa dele que foi parar no meu veleiro), fomos conhecer o Iate Clube Guaíba, vizinho de cerca do Veleiros do Sul.
O Comodoro Chicão nos recebeu e mostrou o clube e as reformas que fez. O restaurante ficou muito bom, com uma lareira
(a da foto aí ao lado, clique para ampliar…) aconchegante, onde ficamos batendo papo e tomando um vinho. Bah, chê. Tri !

Outra coisa boa dessa visita foi poder rever os amigos gaúchos da vela: pela ordem de idade (não deles mas da amizade): Roberto “Cabeça” (esse ao lado de vermelho), que conheci na Refeno quando velejamos no mesmo barco em 2005 e depois em 2006; o Fernando Maciel do veleiro Planeta Água, que conhecemos melhor no Costa Sul pela convivência de mais de 30 dias, e depois novamente no Costa Leste; e o casal Caco e Foca, que conhecemos em Itaparica, quando também ficamos por uma semana cruzeirando quase que a contrabordo.
São esses momentos mágicos que fazem a vida valer a pena. Bah, chê! Tri!

Sobre Ricardo Amatucci

Trabalhar com amor, afinco e seriedade. Chegar lá será a consequência!
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

3 respostas a Bah, chê!

  1. Rogerio Lino diz:

    Ricardo,

    Realmente foi um momento muito legal poder ouvir as experiencias de vocês. Esperamos em breve estar cruzando sua proa em aguas salgadas ou, quem sabe, em aguas doces em um evento da ABVC pela Lagoa dos Patos. Um grande abraço e parabéns pela iniciativa.

Os comentários estão fechados.