Organização é tudo

Sempre que saímos a bordo do Tangata Manu, seja um longo cruzeiro pela costa ou uma saída de férias (e até em feriados), fazemos o que chamamos de planejamento estratégico.
Trata-se basicamente de prever o que teremos pela frente em termos de distância, rotas e possíveis problemas pelo caminho.
A primeira coisa que fazemos é verificar quantos dias estaremos fora, e qual a distribuição desses dias pelo caminho, levantando o que encontraremos e o que não encontraremos. Assim, sabemos de antemão o que levar e o que não levar para não entulhar o veleiro de coisas inúteis. Se há combustível e/ou água ali, não precisamos mais que a autonomia pra chegar lá. Caso contrario, levamos de sobra.
Comida idem: há padaria? Compramos pão. Não? Levamos daqui.
Um dos itens que preparamos é o cardápio. Sabemos que vamos fazer “x” almojantas, “y” lanches e “x” cafés da manhã. Sabemos também que vamos a restaurantes ou comer “coisinhas” fora do barco. Assim, planejamos quais serão as refeições e depois fazemos as compras. Isso tudo ajuda também na hora de arrumar os armários e deixar o veleiro pronto para o próximo porto.
No quesito navegação também nos preparamos. Onde estão as lajes, as ilhotas, os baixios? No turno de quem isso vai surgir? Algumas vezes colocamos no GPS um alarme de aproximação a um perigo desses, para garantir.
Esse é um recurso que quase todo GPS possui, mas que pouca gente usa. Você simplesmente marca a laje e aciona um alarme, determinando qual o raio de aproximação que quer que ele toque. 500 metros, uma milha, duas, etc.
Com isso você terá segurança para ir e vir dos seus cruzeiros evitando surpresas.
De desagradável já basta a frente fria, né?!

As imagens deste post podem ser baixadas para fundo de tela de seu computador em www.sobrehomenseveleiros.com.br na área de download

Sobre Ricardo Amatucci

Trabalhar com amor, afinco e seriedade. Chegar lá será a consequência!
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a Organização é tudo

  1. Paulo diz:

    Parabens Familia Tangata Manu,
    adorei o post, prático e objetivo. Obrigado pelas dicas.
    E que fotos ein!!
    Abraços
    Paulo
    v. Bepaluhê

Os comentários estão fechados.