Vela e Sustentabilidade


No próximo sábado vou fazer uma palestra em São Paulo, na Adventure Sports Fair, sobre o tema Vela e Sustentabilidade. Serão abordados diversos aspectos de como a vela está relacionada com a conservação e o uso consciente dos recursos naturais em nosso planeta…
Todos os dias as pessoas pensam em mudar o mundo através de grandes feitos mas não se modificam, esquecendo que se não mudarmos as pessoas, não mudaremos o mundo.
E quem melhor para mudar do que nós mesmos? As pequenas atitudes do dia-a-dia – dar passagem no trânsito, um simples sorriso – fazem com que nossas atitudes em relação ao meio ambiente também mudem com o tempo.
Precisamos entender que o impacto de nossas atitudes são imensos, e não nos damos conta disso.
Em 1986 William Rees e Mathis Wackernagel criaram um conceito chamado “pegada ecológica”, um indicador que compara a utilização de serviços e recursos naturais com a capacidade que a Natureza tem para efetuar a sua reposição, traduzindo em hectares a área média que um cidadão necessita para suportar as suas exigências diárias na terra.
Você tem idéia de quantos hectares por dia você “consome” em nosso planeta e quais as conseqüências disso? O que poderia fazer para melhorar e o que vai acontecer se não fizermos nada? Sabia que para que sejam produzidos 250 quilos de carne bovina, é preciso de uma área equivalente, no mínimo, a 4 campos de futebol?
A convivência a bordo em um veleiro passa pela necessidade de conservar água e energia. E toda essa vivência abre novos caminhos para uma abordagem sustentável fora do veleiro, em nosso dia-a-dia… Porque você não aparece por lá??

Sobre Ricardo Amatucci

Trabalhar com amor, afinco e seriedade. Chegar lá será a consequência!
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.