Nova imagem revela trajetória de veleiro antes do acidente fatal

Divulgada ainda na semana passada, essa imagem do SPOT traz dados reveladores sobre o acidente do veleiro Aegean, um Hunter de 37 pés (ver post anterior) durante a regata “Newport to Ensenada”. Ao contrário da imagem anterior que mostrava apenas a última posição e uma linha vinda da penúltima, esta mostra vários pontos marcados.
Podemos perceber claramente o SPOT em modo automático, com os pontos equidistantes, o que em geral não acontece quando o modo está em “manual” e o usuário tem que apertar o botão do sinal cada vez que quer marcar um ponto.
A imagem revela pistas do que pode ter acontecido. Testemunhas em um outro veleiro dizem ter ouvido a última mensagem de rádio do Aegean onde a tripulação dizia que estavam numa área “absolutamente sem vento” e que estavam ligando o motor (permitido na categoria). A noite era escura e outro veleiro testemunhou que “a ilha não era visível, somente podíamos ouvir o som do mar no penhasco”. Tudo isso aponta para a possibilidade de apenas um tripulante ter ficado de vigia e ter dormido no cockpit.
Entretanto outras questões permanecem sem resposta: Como o veleiro ficou em pedaços tão pequenos apesar de um choque a 6-7 nós? Porque nada foi achado ainda, em pelo menos duas tentativas de mergulho no local?
É possível que o acidente tenha ocorrido antes (a outra linha de especulação é que um navio tenha “atropelado” o Aegean) e o SPOT tenha ficado boiando ativo em um pedaço dos destroços indo parar na ilha. O mistério ainda continua…

Sobre Ricardo Amatucci

Trabalhar com amor, afinco e seriedade. Chegar lá será a consequência!
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.